Quem não gosta de uma promoção não é mesmo? Você já deve ter visto frases como essas em algum lugar:
“A loja toda com até 40% de desconto” “Compre 2 e leve 3” “Nas compras acima de R$50 o frete é grátis”
As promoções são atrativos muito fortes para os clientes, e você sabe qual o momento certo para fazer uma em sua empresa?
Primeiro tenha um objetivo em mente. “Farei uma promoção para que o meu estoque diminua” ou “farei uma promoção para que minha loja tenha maior divulgação”.
Depois defina qual tipo de promoção você fará: desconto, promoção progressiva, frete…
Defina também, qual o cliente que você quer focar. Lembre-se dos seus clientes fiéis e aqueles antigos. Dê preferência a eles, um exemplo é avisá-los antecipadamente.
Com esses itens definidos, planeje!
Uma boa ferramenta para te auxiliar é o calendário. Anote quais as datas que vendem mais, como Dia dos Namorados, Natal, Dia das Mães, Páscoa, Black Friday e entenda quais são úteis para sua empresa.
Além dessas datas, você pode definir previamente outras datas, como em épocas que vendem menos. Inove e lembre que um bom planejamento garante uma boa execução.
Seu cliente deve pensar “eu preciso disso”, mas só terei por tempo limitado (uma promoção deve ter data para começar e para acabar) e demorará para essa oportunidade acontecer novamente.
Divulgue e aposte em um bom marketing, sempre lembrando como é mais fácil chegar ao seu perfil de cliente: pelas redes sociais, com visitas, pelo jornal, pela rádio?
Sua promoção pode não trazer retorno imediato, mas com uma boa divulgação fará com que você tenha um retorno a longo prazo com a fixação de sua marca.
Execute e meça seus resultados para poder aperfeiçoar suas próximas promoções.
Aposte em sua criatividade e respeite o momento de sua empresa.