A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) obriga a todos os transportadores do Brasil, sejam autônomos, empresas ou cooperativas, a ter o Registro Nacional de Transportador Rodoviário de Cargas, RNTRC. Com a crise do vírus, a Agência decidiu transformar o cadastro para o registro novo e renovação em um sistema digital, 100% online. O novo sistema está no ar desde o dia 17 de agosto, trazendo algumas vantagens para o transportador.
A primeira delas é que o registro novo é gratuito e não demanda a ida do transportador a nenhum posto de atendimento para sua atualização ou criação. Além disso, o novo método elimina a necessidade de intermediários e o adesivo também não é mais necessário.
O RNTRC Digital é uma nova maneira do transportador solicitar o seu cadastro, gerenciar frota (inclusão e exclusão de veículos) e manter suas informações atualizadas no RNTRC.
O transportador poderá solicitar os serviços referentes ao RNTRC diretamente pela internet e gratuitamente, não sendo necessário comparecer a um ponto de atendimento ou encaminhar documentos.
Quem pode acessar o serviço?
- A pessoa física ou pessoa jurídica (colaborador) que necessita se cadastrar como transportador rodoviário remunerado de cargas, atualizar informações cadastrais ou gerenciar frota no RNTRC.
- O proprietário de veículo que arrendou um veículo de cargas para um transportador inscrito no RNTRC e que precisa cadastrar o devido contrato de arrendamento no RNTRC Digital.
Mais informações e acesso ao sistema: https://portal.antt.gov.br/rntrc
Fonte: ANTT